sábado, 27 de dezembro de 2008

Nossa escada


Existem algumas coisas que podem ser engraçadas e irritantes ao mesmo tempo. Falta de timing é uma delas. Eu luto para manter o meu, mas às vezes não dá.

Pensando nisso, lembrei que nem todos conhecem a razão do nome ‘Setenta e Quatro Degraus’. E, mesmo depois de meses, eu não havia feito um - obviamente necessário - post explicativo.

Pois bem. Lisboa é aquela subida e descida da qual já falei. O apartamento em que eu morava ficava nas alturas! Se a Torre de Babel tivesse ido em frente, talvez a competição no quesito ‘Lá em cima’ fosse dura.

Para chegar em casa, era necessário encarar meia montanha e uma escadaria. E quantos degraus tinha essa escadaria?! Sim, pois é isso. Explicado está. Na verdade, a idéia de fazer um blog surgiu ali. (Vocês não imaginam o volume de informações e a quantidade de pensamentos surreais que passam na cabeça de um sujeito que precisa subir 74 degraus!)


Escadarias desse tipo são bem comuns. Ou melhor, escadas de todos os tipos são bem comuns por Lisboa, sobretudo nas ruelas. Nas ruas mais longas e mais íngremes, normalmente existem os elétricos (tipo bondinhos charmoso, bem comuns também) para quem ficar com preguiça ou achar que os membros inferiores não merecem tamanho sofrimento.

‘Nossa escada’, como já íntima, carinhosa e originalmente a chamávamos, quase nos matava todos os dias. Chegávamos sem fôlego, sem forças, sem perna e, muitas vezes, sem um pingo de dignidade (graças aos palavrões ditos em todos os tons e idiomas possíveis). A coisa se tornava ainda mais complicada porque os degraus não tinham o mesmo tamanho, então você não podia seguir um padrão e subir como se nada estivesse acontecendo. Era preciso estar super atento!

Mas como é preciso ver o lado positivo de tudo (ha-ha), a graça ficava em observar os objetos bizarros que surgiam do nada nos degraus. Já vimos cabeça maquiada de boneca (só a cabeça!), pares de tênis (diferentes, claro!), colete de guarda de trânsito (daqueles que brilham no escuro), armários, fatura de cartão de crédito, sofazinho, cadeira com perna, cadeira sem perna, cabide, mala cheia de roupas, banheira de bebê... Parece que português é criativo ao se livrar de coisas.

11 comentários:

Anónimo disse...

poise, eu tava pensando no titulo outro dia mesmo..
acho digno esse negocio de andar de escada. sou preguicosa e soh pego elevador.

well, eu sei q vc nao tinha opcao... mas mesmo assim, digno haha

Gilberto Júnior disse...

Agora sim, seu blog merece um comentário meu!!!

Já sei o porquê do nome. =D
Esses 74 degraus têm tudo a ver com você.
Lembra quando você reclamava que estava cansada de andar no shopping? Nessa escadaria não tinha como reclamar né... rsrsrs

Excelente trabalho.
Digno do Pulitzer.

Unknown disse...

atividade fisica!
...a forca.

malas de 23 kilos e um odio de lisboa(erro meu, eu sei). viva o espirito portugues.

Bonvi disse...

Já tinha pensado pudesse ser essa a razão do nome do blog..mas não tinha a certeza como nunca soube o número exacto dos degraus.

Na verdade até apostava que tens saudades daquela rotina de subidas e descidas! Né?!

zabela disse...

Saudades das escadas?! Muita. Sempre.

Anónimo disse...

Que belo blog, minha brasileira preferida!! Acreditas que só agora é que descobri que tinhas de subir uma montanha para chegar a tua casa? Imagino que isso depois do Bairro Alto fosse ainda mais complicado... ihih

Anónimo disse...

Isabela

Estou entrando no blogger e tenho algumas dúvidas. Como eu faço para colocar o meu nome ao lado do comentário e como eu tiro o apostar que fica em baixo do comentário. Beijos

Anónimo disse...

Olá Zabela..
Legal conhecer mais um blog que fala de turismo e viagens..
Achei o seu no best blogs brazil.. Por sinal, parabéns pelo conteúdo e informações.. Estão muito bons..
Quando puder, dá uma passada lá no meu blog de turismo e viagens..
Abraços,
Thiago

Laurinha disse...

Nossa escada!! K saudades! E uma pena que nao seia posivel ficar fotinhos em os comentarios...tenho images das escadas muito boas! Das cabeças de boneca, dos tênis...ah e tambem do nosso pequeno vecinho, o menininho ermao da menina que sempre, saudava vestidinho de superman, lembras?? jejej muito bizarro jejeje
Saudades, saudades...
Mas temos k voltar, ainda q acho que o laureano e a maluca da claudia nao gostariam muito que eu voltase,ainda tenhem o meu makillagem ;P ellos se que soun bizarros jejejejej

Anónimo disse...

eis alguns bons motivos de ser um viajante: ser uma pessoa q nao passa alheia ao q há ao redor, ter a capacidade de se encantar, e lembrar de alguns fatos q lhe chamaram atenção pra poder contar ou mesmo pra ter algum tipo de sentimento qnd se lembrar.... claro que às vezes alguns objetos marcantes, como as cabeças de bonecas maquidas, ajudam nesse processo...hehehe
vc tem tudo isso, Bela!!! Parabéns!
beijosss

Pousada Estalagem Don Pablo - Bombinhas - SC disse...

Adorei a matéria! Aproveito e indico a Pousada Estalagem Don Pablo em Bombinhas - SC! Eu recomento! www.pousadaestalahgemdonpablo.com.br