sábado, 20 de dezembro de 2008

Passarinhos e B(b)rasa


Existem músicas que dispensam comentários... Mas essa não!

Essa quase exige comentários. Essa quase exige discussões. Essa, há muitos anos, quase implora por gritaria. O nome é Brasa, do Gabriel O Pensador com o Lenine. A letra é enorme e eu vou colocar aqui só alguns trechinhos. Os que me chamaram a atenção. Eles, sozinhos, talvez não despertem o verdadeiro sentido da música. Mas, então, sugiro que leiam a letra toda.

Um poeta já falou, vendo o homem e seu caminho:
"o lar do passarinho é o ar, e não o ninho"

E eu voei.


Eu passei um tempo fora, eu passei um tempo longe.
Não importa quanto tempo, não importa onde.
Num lugar mais frio, ou mais quente de repente,
onde a gente é esquisita (maravilha!), um lugar diferente.
Outra língua, outra cultura, outra moeda.

(...)

E eu voltei.

E eu passei um tempo bem (pfff), depois do meu retorno.
Eu e minha gente, coração mais quente, refeição no forno.
Água no feijão, tô na área, bichinho.
Se me derrubar... eu não tô mais sozinho (pfff).
Tô de volta, sim, senhor.
Sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor.
Mas o amor é cego.



Os parênteses ficaram por minha conta.

(A ansiedade fica por minha conta. A má-criação fica por minha conta. O mau humor fica por minha conta. E a ironia disso tudo... fica por conta de tudo isso!)

6 comentários:

Anónimo disse...

essa vida cigana...
ah quem prefira a seguranca do lar e quem ache q o caminho a essencia da vida.eu ainda nao sei.
por mais pfff's que venham no retorno, por mais ou menos sozinho q se seja ca' ou la'.
penso com carinho onde aprendi a chamar de lar.
e se eh o subdesenvolvido q me lembra meu pais eh pq eu ainda vivo subdesenvolvido aqui. como e' doce essa ilusao. e pelo jeito o amor eh alem de cego e gordinho tbm...

como diz a letra, eu to morrendo de saudads!

Anónimo disse...

:D

eu gostei do post... mas não sei o que comentar!!! ahahahahaha

um singelo "eu te amo" serve?

zabela disse...

não, não serve, super-senhor- advogado-que-tudo-entende-de-comentários!

=P

Anónimo disse...

eu fiquei exatamente desse jeito quando voltei pro brasil da primeira vez. vamos ver como vai ser a segunda vez agora...

Anónimo disse...

A letra se encaixa perfeitamente pra "quem é do mundo"!
Os (pfff) entao... nao precisam nem de comentários, interrupções dos seus sentimentos que eu desconheço mas tento entender... mesmo...

Anónimo disse...

o post eh legal, mas bem... nao sou uma brasileira regular... entao nao reparti o sentimento... snif