terça-feira, 24 de junho de 2008

Super Santos Populares


Em junho, os assuntos mais comentados são aqueles relacionados às Festas dos Santos Populares. Ok, talvez a Eurocopa esteja empatada este ano, mas, enfim, já dá pra ter uma idéia do quanto Santo Antônio, São João e São Pedro são bem vistos por aqui. Os três são os padroeiros de Lisboa, Porto e Sintra, respectivamene. As comemorações acontecem nas madrugadas dos dias 13, 24 e 29.

Aqui vale um parêntese do tipo ‘Saiba que...’ de canto de página de livro didático: o padroeiro de Lisboa, na verdade, é São Vicente, mas parece que não há grandes comemorações no seu dia...
Bueno, talvez o pobre não fosse tão carismático quanto o Antônio. Com todo o respeito.

Daí que perdi a conta do número de vezes em que ouvi frases do tipo “Essa é a melhor noite do ano em Lisboa”. De fato, a noite se transforma. Um mar de gente se espalha pelas ruas desiguais da capital portuguesa, que a essa altura já costuma estar com temperaturas agradáveis. O ponto mais importante da festa é a apresentação das Marchas Populares, as paradas realizadas na conhecida Avenida da Liberdade. Os bairros lisboetas competem entre si pelo desfile mais belo e animado. As fantasias e coreografias podem ter relação ou não com o bairro em questão. Em 2008 a vencedora foi Marvila.

(Sim, amigo brasileiro, eu também lembrei do Carnaval. Sim, eu também lembrei do Sambódromo. Mas, não, não rola um sujeito narrando as notas ao estilo “Es-ta-ção Pri-mei-ra de Man-guei-ra: dééz”.)

No fim das marchas, as pessoas continuam nas ruas, bebendo cerveja e comendo sardinha até que a energia se esgote (ou a bebida acabe, o que vier primeiro), principalmente em regiões mais antigas da cidade, como Alfama. Os jovens são grande maioria. Tanto portugueses quanto estrangeiros interessados na ‘melhor noite de Lisboa’. Há música por todo o lado e alguns grupos de dança tradicionais aproveitam para se apresentar.

Mas, é com lágrimas nos olhos e água na boca que reafirmo que, pra mim, festas juninas e afins sempre serão sinônimos de salsichão com farofa e churrasquinho com molho à campanha. E tenho dito!

Ahh, logicamente, sendo o bom e velho Santo Antônio conhecido pela capacidade de unir casais, um outro evento tradicional é o casamento coletivo, que acontece na Catedral da Sé de Lisboa e é promovido pela prefeitura no dia anterior.

5 comentários:

Anónimo disse...

Sempre com o seu jeito único de narrar fatos! rs...

Anónimo disse...

É bom que o Brasil esteja assim tao bem representado por terras Lusas... E não é menos bom ver como o que por cá se passa chega ao Brasil e ao mundo, tanto mais através de quem pode vir a ser uma grande correspondente brasileira na Península Ibérica. Diz lá que não gostavas???? De uma coisa tenho a certeza, tanto Portugal como Espanha iriam gostar ... e muito. (Vês como me esforço «private joke»)
Carlos

Zabela disse...

Seria sensacional, queridoam...! Se Portugal e Espanha iam gostar, eu não sei. Mas eu, seguro! ;)
Isab

Anónimo disse...

Não há nada com o Sto. António em Lisboa, pois claro! Com um nome dessas só poderia dar festa de arromba ;)!

Continua aí em força, Isabela!

Beijos,

António

Anónimo disse...

Francamente... Entre salsichão e sardinha prefiro nem opinar!
Algumas pessoas não sabem o que estão perdendo!