domingo, 22 de maio de 2011

‘No hay pan pa’ tanto chorizo’


A Espanha está vivendo um momento único da sua história recente. O denominado ‘15-M’ – porque começou no dia 15 de maio – é o assunto da vez.

O movimento começou na Puerta del Sol e rapidamente se espalhou pelas principais cidades do país. A ideia inicial era acampar em praças até o dia das eleições regionais de domingo, dia 22, como forma de demonstrar o descontentamento com a atual política espanhola e a falta de justiça social que o país observa. O resultado? Pois milhares de pessoas, de todas as idades e tribos, com cartazes e sacos de dormir, cobrindo o quilômetro zero de Madrid.

Twitter, Facebook e Tuenti (a favorita dos espanhóis) estão sendo os principais canais de organização e difusão de ideias, coroando a importância das redes sociais no cenário da comunicação – um tapa na cara de quem ainda tinha dúvida de que isso aconteceria. Ao que parece, foi a partir de um evento no Facebook que tudo começou, abrindo caminho a um sem número de hashtags do tipo #spanishrevolution #acampadas #yeswecamp. E em algumas horas, dezenas de cidades começavam a lotar também as suas praças, no mais evidente reflexo da expressão ‘reação em cadeia’.

Nem me atrevo a tentar explicar detalhadamente o contexto de tudo isso, mas basta dizer que a taxa de desemprego acaba de chegar a 21%. (Para se ter uma idéia geral, o Brasil está numa média de 7%, o que já não é satisfatório e todos nós sabemos.) Entre os jovens espanhóis, a coisa bate 45%. Ou seja, quase metade dos cidadãos entre 18 e 25 anos não têm trabalho. E por aí vai...

Uma das conseqüências mais surpreendentes é que a movimentação ultrapassou as fronteiras peninsulares e várias cidades do mundo, sobretudo as que receberam parte da emigração espanhola, também estão aderindo.

Daqui a pouco os resultados das eleições regionais começarão a pipocar...


(E eu, que já resmunguei estar sempre no lugar errado, mudo o discurso e digo o interessante é estar vivendo na Espanha por estas épocas. Mas talvez só no futuro alguns se darão conta.)

2 comentários:

HepatitesMS disse...

Olá equipe do blog Setenta e Quatro Degraus.

A Hepatite B é uma doença silenciosa que, em sua forma crônica, atinge mais de dois milhões de brasileiros. Apesar de ser uma doença comum, nem todos conhecem as formas de transmissão ou prevenção, como a vacina, que está disponível nos postos de saúde. Para diminuir os riscos e consequências da Hepatite B, precisamos reforçar a divulgação das informações básicas. Por isso, contamos com sua ajuda. Entre em contato para receber todo o material da campanha!
Ministério da Saúde.
comunicacao@saude.gov.br
hepatitesms@gmail.com

Excursão Beto Carrero disse...

Excelente post. Parabéns.