quinta-feira, 21 de abril de 2011

Quatro estações


Tenho descoberto muitas coisas. Minha mais recente descoberta são as estações do ano.

Descobri que elas são quatro e que cada uma tem cerca de três meses. Descobri que, de fato, as folhas caem no outono, faz muito frio no inverno (neve inclusive!) e surgem flores na primavera. (A parte do calor no verão eu já sabia... Aprendi com muito mau humor, diga-se de passagem.)

Viver em um país tropical (“abençoado por De-eus, e bonito por natureza”) durante 24 anos, e no Rio de Janeiro, te faz pensar que essa história de estações do ano é invenção de livro de geografia (‘ciências’, se nos referimos à época em que só existiam poucas matérias na escola). Cheguei a desconfiar, por exemplo, que o movimento de translação havia existido, mas em um passado longínquo. E, com essa mania que as pessoas têm de generalizar, supuseram que aconteceria todos os anos.

Mas não. Realmente existe. E em todos os anos. In-crí-vel.

Estou me habituando a coisa inusitadas, como, por exemplo, consultar a meteorologia. Ou – veja só! – acreditar nela. Ahh, e isso de anoitecer super tarde não é divertidíssimo!?

Por enquanto, a parte estranha ainda é pensar que a primavera chegou e não associa-la ao meu aniversário...

5 comentários:

andrekano disse...

Queria estar aí tb. Precisando de um outono direito, ainda que em forma de primavera.

Wendy disse...

eu tb me encanto com a mudanca de estacoes.... mas ao mesmo tempo, eh uma agonia esperar pelo verao, cara... agora eu entendo melhor o Dan que fica histerico querendo ficar fora de casa todos os dias no verao... pq de fato, sao 3 meses, quatro meses esticando, e depois ja era, tem que esperar tudo de novo... eh uma ansiedade/medo que a gente nunca teve na infancia ne? tah calor hj? amanha tb, semana q vem idem, talvez dqui a duas semanas chova, mas o calor voltara em dois tres dias...ou seja, pra que o desespero de ir pra praia? de ir pro parque? de fazer churrasco? nao existe ne... haha

sstee disse...

é maneiro ver que as estações realmente exitem. mas não tive boas experiências ao ver o real inverno. entre elas ter de me agarrar a uma árvore p/ nao voar no meio de uma chuvinha de fim de tarde ou errar a mão no aquecedor e acordar de noite achando que tava derretendo.

diferente do real outono. que é lindo.. cenário de filme.

renata disse...

Pois é você disse tudo, Rio de Janeiro não tem as estações claras. Vivemos sempre com sol ou chuva.

Turismo em Bonito disse...

Muito legal esse post, parabéns!