segunda-feira, 5 de julho de 2010

Pssst!



Eu poderia abrir o primeiro post sobre minha estadia em Berlin de várias outras formas, mas... Há umas semanas, de manhã, estava eu no metrô (por aqui 'U-Bahn') com meu fone de ouvido, ouvindo música do celular. Tirei um dos fones para encaixar o brinco na orelha, e qual não foi a minha surpresa quando uma mulher a uns 5 metros de mim fez sinal para que eu abaixasse o volume!? Abaixei sem entender bem. Ela deu um sorrisinho discreto e agradeceu. Era difícil acreditar que aqueles 5 segundos em que meu fone ficou fora do ouvido, saindo aquele sonzinho, tenham incomodado TANTO a jovem senhora. Mas foi isso mesmo. Depois de alguns minutos, voltei a aumentar o volume, com o fone prontamente instalado na minha orelha. Ela não reclamou, não fez sinal e nem mudou a expressão. Ou seja, o meu volume não estava alto. O incômodo foi mesmo pelos 5 segundos em que o fone ficou fora da orelha.

Esse é só um exemplo do meu choque diante do silêncio que impera por aqui. Na Holanda, eu já havia sido avisada de que quanto mais pra cima do globo, mais baixo é o tom de voz. Mas agora estou tendo a prova real. As pessoas falam baixo mesmo, então qualquer ruído pode parecer um berro. Por sinal, está proibido levar sacolas cheias de garrafa de vidro à noite para a reciclagem. O motivo, claro, é evitar aquele barulhinho típico das garrafas batendo umas nas outras em plena hora do descanso sagrado (fonte: Sofia).

A foto de abertura é de uma plaquinha afixada no metrô. Claro que ninguém gosta de estar ao lado de um sujeito berrando no telefone, mas não é interessante que isso seja um ponto tão relevante que chegue a ter plaquinha no transporte?

Por ora, sim, estou pelas Alemanhas desta vez. Estando por perto, é só chamar. Mas baixinho...


Ahh, falando nisso... quase não ando de metrô mais, porque super tenho uma bicicleta e super tenho problemas em aceitar que um bilhete do tal U-Bahn custe 2,10€. Mas concluí que andar no metrô de Berlin é meio que fundamental de quando em vez. Por exemplo, dia desse tinha um Dobermann na minha frente (ou alguma raça igual). Sim. O cão. Comportadinho, silencioso, indiferente... quase um cidadão local. Onde mais você encontra um Dobermann no teu vagão do metrô?!

5 comentários:

Wendy disse...

hahaha engracado.. em toquio sempre tinha sinalizacao para nao falar no telefone dentro do metro, e nos eua eu sempre via para nao falar alto.. ai no brasil, quando alguem me liga e eu digo 'foi mal, to no onibus' as pessoas nao entendem q eu quero desligar!

beijos!

Wendy disse...

hahaha engracado.. em toquio sempre tinha sinalizacao para nao falar no telefone dentro do metro, e nos eua eu sempre via para nao falar alto.. ai no brasil, quando alguem me liga e eu digo 'foi mal, to no onibus' as pessoas nao entendem q eu quero desligar!

beijos!

Unknown disse...

No Brasil, quando alguém liga o som no ônibus, o máximo que fazem é criar uma comunidade no orkut: "Doe um fone a um funkeiro". Mais um motivo pra eu gostar da Alemanha...

Unknown disse...

No Brasil, quando alguém liga o som no ônibus, o máximo que fazem é criar uma comunidade no orkut: "Doe um fone a um funkeiro". Mais um motivo pra eu gostar da Alemanha...

Pousada em Florianópolis disse...

Muito bom e ao mesmo tempo péssimo. Infelizmente isso acontece com todos e em diversos lugares do mundo.