quinta-feira, 8 de maio de 2008

Láá embaixo


Talvez porque o metrô do Rio de Janeiro tenha – infelizmente – um papel meio secundário na vida dos cidadãos, desenvolvi um certo apego pelos transportes subterrâneos. Em Lisboa são quatro linhas: amarela, azul, verde e vermelha, num total de 46 estações. (Aliás, não consigo deixar de pensar em qual cor seria uma possível quinta linha. Eu chutaria laranja. Mas não descartaria o cinza, por exemplo. Opinem, por favor...)

Daí que sou apaixonada pela estação Parque, que fica na linha azul. Como algumas outras, essa possui um projeto artístico super bonito e original. Pra contextualizar: a inauguração aconteceu em 1959 e fez parte do grupo das onze primeiras estações da Rede do Metropolitano de Lisboa. Mas foi na década de 90 que se tornou o que é hoje, devido a um projeto de valorização estética feito por duas artistas, a francesa Federica Matta e a belga Françoise Schein. Essa última estampou uma frase que resume bem todo o trabalho: "Estas imagens são símbolos e representam idéias maiores que elas próprias".

A temática que mais chama a atenção certamente tem a ver com a expansão e os descobrimentos portugueses. No saguão principal – ou seja lá como é o nome dessa parte – existem pinturas e mapas de regiões da África, da América e do Oriente, separados por espaços retangulares numerados. O Brasil está no 24. E tem uma ilhazinha chamada Isabella no 20.

Toda a estação é revestida de azulejos que tem o azul como cor predominante. Além disso, existem frases e pequenos textos espalhados por todos os lugares. As frases tem relação com os Descobrimentos e com a Declaração Universal do Direitos do Homem, pois a estação faz parte de um programa da União Internacional de Transportes Públicos (UITP) que visa à inscrição dos artigos da Declaração em locais públicos. E é uma graça!

Parênteses: eu fico imaginando quantas pessoas não devem ter roubado uma meia dúzia dessas frases pra colocar no 'About me' do Orkut (ou semelhantes) e no Messenger.

E aqui metrô é metro. Paroxítona.

7 comentários:

Laurinha disse...

Esa estacion te gusto desde el primer momento!! A ver cuando volvemos y hacemos mas foticos.
Beijos bem fortes de tu española!!!
p.d.¿eso se come?

Anónimo disse...

Engraçado que mal vi a foto pensei "olha a estação do parque, a minha preferida...". É de facto uma obra de arte! Irónico que logo a seguir - de quem vá para norte - venha uma dita estação de metro chamada S. Sebastião que mais não é do que um buraco feito debaixo da terra...
Mas falemos de coisas alegres, eu também quando vi esta estação pela primeira vez fiquei de boca aberta "como é possível que tenham feito isto?!". Quase merece estar num guia turístico como sendo um dos ex-libris de lisboa a visitar ;)

Anónimo disse...

Bem que o Rio estava precisando de gente assim. Ninguém merece ter uma estação de metrô inspirada na caverna do Batman...
Juan

Anónimo disse...

gargalhei com o comentario do anônimo... gente, só vc, isabela, pra ter essa gente tão inspirada...

o metrô parece ser lindo.

nao pare de escrever, quero saber suas novidades.

Anónimo disse...

Belas fotos, seus parênteses são sensacionais (em todos os textos)...
Conte-nos mais sobre suas aventurais por aí!!! tenho certeza que terás inúmeras e divetidíssimas =DDD
Ps: todo texto ou foto sua pergunto pra bashir se ele conhece, e advinha com que começa a resposta? foda-se, rsrsrs
bjos

Anónimo disse...

5*... mais uma vez um texto muito bem escrito, provando de novo que no brasil também há Bom Português. Quanto à estação, esta é de facto muito bonita, essa beleza aumenta por fazer referência àquilo que deveriam ser os nossos quadros de conduta - A Declaração Universal dos Direitos Humanos.
BJO

Anónimo disse...

Nao tenha duvidas de que no Brasil ha bom portugues, muchacho!

E, veja só, usou gerundio ('provando')... ui ui ui!

Isab