segunda-feira, 25 de junho de 2012

Vinho, catarses e Rio+20



Catarse.

Talvez essa seja a palavra que melhor definiria meus últimos dias vivenciando a Rio+20. Não fui ao Riocentro e não participei de nenhum evento oficial. Mas entrei no ritmo de tudo que a extraoficialidade me permitiu. O TEDxRio+20 mereceria um post próprio, de tanta coisa boa que fez despertar. Em um dos breaks, entre um brigadeiro e outro, ouvi uma frase que expressa bem aqueles dois dias: “Tenho a sensação de que todos aqui poderiam ser meus melhores amigos”. Eu também tive essa sensação. E de todas as sensações que deixam uma pessoa feliz, essa é uma das mais embriagantes.

O Forte de Copacabana e o Fórum de Empreendedorismo Social também deram um show à parte. Eu quis dar uma upa na Marina Silva quando ela falou que “não devemos ser otimistas nem pessimistas, mas persistentes”. Tanta gente. Tantas ideias. Tanto de tantas coisas. O excesso fez mais do que sentido. E é tão raro ver o excesso fazendo sentido…

Aí fiquei três horas no trânsito para chegar ao Rio+Social e, como se alguém quisesse dizer ‘Calmaí que vai valer a pena!’, me vi no mesmo evento que o Muhammad Yunus. Fui atrás dele - munida de todo o nervosismo dos meus 26 anos adolescentes - e ele me abraçou e me deu a mãozinha. Até consegui entrevistá-lo brevemente. ‘Ok, camarada, entendi! Realmente valeu a pena!’

A Rio+20 foi muito mais do que um documento assinado por chefes de Estado. Acho que pela primeira vez vi pessoas comuns discutindo a mudança do mundo como se fosse um problema de todo o mundo - o que é bastante irônico se considerarmos que, bueno, sempre foi um problema de todo o mundo.  

Sem dúvidas, a transformação social é urgente, mas a transição pra uma realidade mais justa e coerente não será feita de um dia para o outro. Já começamos um processo que será longo. Mas começamos. E, no meu modo meio torto de ver as coisas, só por isso já deveríamos comemorar. Com vinho, de preferência.

3 comentários:

Mari Lu disse...

Também acho que temos o que comemorar, ainda que pudéssemos ter muito mais.
Maria Luiza

Pousada em Florianópolis disse...

Comemorar é sempre bom... Ainda mais com um bom vinho x)

Oktoberfest 2014 disse...

Parabéns pelo post. Que tenha diversos outros motivos para comemora com um bom vinho.